Uma folha com uma lupa e vários gráfico sinalizando um relatório

Curva ABC é uma metodologia de análise muito utilizada na gestão de produtos:
ela consiste em separar seus produtos em três categorias (A, B e C) de acordo
com as vendas totais de cada um deles.

A ideia da curva ABC é ter a visão de quais produtos compõem a maior parte do faturamento,
e quais produtos compõem a maior quantidade na carteira.

Principal objetivo

O relatório de curva ABC tem diversos objetivos, como por exemplo:
O controle do seu estoque, a definição do layout da loja de acordo
com os itens mais vendidos, a otimização do marketing valorizando
os itens mais vendidos, e quais produtos não podem faltar na loja,
além de ser uma base para analisar quais produtos podem ser tirados do mix.

Através do relatório de curva ABC é possível saber quais produtos oferecem
mais lucro e trazem mais retorno ao seu estabelecimento comercial,
além de ser uma excelente bússola para ações de Marketing e para o
desenvolvimento de parcerias com fornecedores estratégicos. 

Como funciona a separação do produtos

Produtos da Curva A:

Em primeiro lugar, os produtos que você deve colocar na curva A
são os de maior importância para o seu negócio. São aqueles que
representam 20% dos itens em estoque, mas que correspondem 80% do resultado das vendas. 

Produtos da Curva B

A categoria B são de produtos que tem uma importância intermediária na sua empresa.
Essa curva deve ser preenchida com produtos que representam
30% do estoque e equivalem a 15% do total das suas vendas. 

Produtos da Curva C

Essa categoria são de produtos que tem baixa importância no
seu estabelecimento, são aqueles que tem 50% no seu estoque,
porém só representam 5% do seu faturamento.

Como calcular a curva ABC

  • 1ª Liste os itens em forma decrescente

Para começar o relatório, você deve listar todos os produtos
vendidos em determinado período, como um mês por exemplo e organizar em ordem decrescente.

  • 2ª Calcule a porcentagem de venda de cada item

Depois de listar os produtos, é necessário descobrir quanto cada produto
influencia no seu faturamento, para fazer isso você precisa pegar o total
de cada item vendido, dividir pelo o total de todos os itens e multiplicar por 100,
segue o exemplo:
Coca-Cola 2LT: 1.000,00 R$
Total período: 20.000,00
Porcentagem do item = (1000/20000) * 100 = 5%
Isso que dizer que a Coca-Cola 2LT representa 5% do
faturamento do estabelecimento em determinado período.

  • 3ª Porcentagem acumulada de cada item

Agora que já descobriu quanto cada item influencia proporcionalmente
no seu faturamento, é necessário, descobrir o valor acumulado,
lembrando que isso precisa ser em ordem decrescente, ou seja,
do mais vendido para o menos vendido, para fazer isso,
você precisa somar a porcentagem do produto com o produto que está acima.

  • 4ª Classificar cada cada produto como A, B OU C

Pegue a porcentagem e classifique os produto, geralmente produtos
que venderam 80% do faturamento são classificado como A,
os produtos venderam até que 15% são classificado como B e os de 5% são o C, dessa forma:
1 – GRUPO A: 20% dos itens representam 80% das vendas
2 – GRUPO B: 30% dos itens representam 15% das vendas
3 – GRUPO C: 50% dos itens representam 5% das vendas

Relatório curva abc com vários produtos vendidos com logo da empresa

Quais ferramentas usar

Agora que você já sabe como fazer, é preciso saber quais ferramentas usar,
é possível executar seu relatório de curva ABC pela ferramenta Excel,
através dela você pode colocar todas as informações necessárias e
listar todos os seus produtos. Além disso, os cálculos são feitos de
forma automática e é possível ter uma visão de todo relatório através das planilhas. 

Porém, com o Excel as chances de um preenchimento incorreto são
maiores e errar um único número pode colocar em jogo todo o seu relatório.
Por isso é importante ter um sistema de gestão que irá garantir
toda a informação correta, além de otimizar seu tempo no preenchimento de planilhas.

Se você procura uma empresa que ofereça softwares de automação comercial,
entre em contato com a Systec Automação. Com o nosso auxílio no Relatório
de curva ABC, você tem mais controle de suas mercadorias, agilidade
na hora de finalizar suas vendas e descomplicarão os processos burocráticos.
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Veja também:

O que não pode faltar em um sistema PDV – Systec Automação

Importância da Curva ABC

A partir do relatório de curva ABC, o varejista passa a ter um controle
maior e mais direcionado ao produto que o consumidor realmente deseja,
a prioridade se torna aos produtos que apresentam um maior número
de faturamento a sua empresa. 

Com isso, você pode focar em determinado produto da curva A,
fazendo ofertas e descontos que atraem ainda mais clientes e
economizar no valor do seu estoque, já que você irá saber quais produtos destacar. 

A Systec fornece um sistema de gestão completa para seu estabelecimento,
que irão te auxiliar e facilitar a vida da usa empresa,
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Além disso, com um sistema de gestão da Systec você tem mais
tempo para criar diferenciais e cuidar do que sabe fazer de
melhor para reduzir as perdas e aumentar as vendas e seu lucro.

Conclusão

O relatório de curva ABC é uma ótima ferramenta para os
estabelecimentos comerciais que tem uma variedade de produtos,
como Food services ( Restaurantes, bares, lanchonetes) ou
comércio alimentício (Supermercados, padarias, varejo) e
precisam saber qual deles oferecem mais lucros ao negócio.   

Para mais informações sobre a Curva ABC, entre em contato com a
Systec para tirar todas suas dúvidas.
Nossos softwares são específicos para o varejo
e nós sabemos que seu caixa não pode parar de vender,
por isso focamos em ajudar você a extrair o máximo das nossas soluções.

Somos uma empresa de excelência no mercado que
busca constantemente soluções alinhadas com o que há de mais
moderno no segmento de automação para varejo.

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